COMO DESCARTAR CORRETAMENTE MEDICAMENTOS VENCIDOS

imagem que mostra vários tipos de medicamentos
Todo medicamento fora do prazo de validade deve ser descartado corretamente

O QUE VOCÊ COSTUMA FAZER TODA VEZ QUE TEM QUE DESCARTAR ALGUM MEDICAMENTO VENCIDO?

JOGA NO LIXO DA COZINHA? ABRE A CAIXINHA E DESCARTA O QUE TEM DENTRO NO VASO SANITÁRIO?

SE VOCÊ FAZ ASSIM, SAIBA QUE ESTÁ COMETENDO UM ERRO DAQUELES!!!

ALIÁS, A MAIORIA DOS BRASILEIROS DÁ O MESMO DESTINO AOS REMÉDIOS QUE NÃO SÃO MAIS UTILIZADOS OU PERDERAM A VALIDADE. MAS VASO SANITÁRIO E LATA DO LIXO NÃO SÃO LUGARES IDEAIS PARA EFETUAR O DESCARTE, JÁ QUE O REMÉDIO DESCARTADO LIBERA SUBSTÂNCIAS TÓXICAS QUE PODEM CONTAMINAR O MEIO AMBIENTE E CAUSAR PROBLEMAS DE SAÚDE.

POR ISSO, NÃO PODEM SER TRATADOS COMO LIXO COMUM. TRATAR INCORRETAMENTE ESSES RESÍDUOS PODE CONTAMINAR O SOLO, LENÇÓIS FREÁTICOS, LAGOS, RIOS E REPRESAS, E ATINGIR A FAUNA E FLORA QUE PARTICIPAM DO CICLO DE VIDA DA REGIÃO AFETADA. O DESCARTE ALEATÓRIO DE MEDICAMENTOS, VENCIDOS OU NÃO, PODE AFETAR DIVERSOS ECOSSISTEMAS.

OS SISTEMAS DE TRATAMENTO DE ÁGUA AINDA NÃO DÃO CONTA DE ELIMINAR ALGUMAS SUBSTÂNCIAS E ELAS ACABAM ATINGINDO RIOS E MARES. O DESCARTE NO LIXO SIMPLES NÃO É DIFERENTE, JÁ QUE O CHORUME DISSOLVE E ABSORVE OS PRODUTOS QUÍMICOS QUE MUITAS VEZES ATINGEM O LENÇOL FREÁTICO.
ANUALMENTE, MILHÕES DE MEDICAMENTOS SÃO DESCARTADOS DE FORMA IRREGULAR.

VÁRIOS ESTUDOS DIVULGADOS EM DIVERSOS PAÍSES TÊM DEMONSTRADO A PRESENÇA DE PRODUTOS FARMACÊUTICOS NA ÁGUA, SENDO QUE O CICLO DE VIDA DOS PRODUTOS FARMACÊUTICOS FOI ANALISADO E DETERMINADO QUE A MAIOR CONTRIBUIÇÃO PARA A PRESENÇA DESSAS SUBSTÂNCIAS NO AMBIENTE NÃO SÃO AS OPERAÇÕES DE FABRICAÇÃO, MAS O USO E AS AÇÕES DOS CONSUMIDORES. ASSIM, PELO PRINCÍPIO DA PRECAUÇÃO, DEVEM SER TOMADAS MEDIDAS PARA QUE A SITUAÇÃO NÃO PIORE.

PROCURE SE INFORMAR SE NA SUA CIDADE JÁ EXISTEM PONTOS DE COLETA OU DESCARTE DE MEDICAMENTOS VENCIDOS. MUITAS FARMÁCIAS E DROGARIAS TAMBÉM ACEITAM ESSES REMÉDIOS QUE PERDERAM A VALIDADE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *