Como descartar corretamente o lixo eletrônico

 

Lixo eletrônico é o nome dado aos resíduos resultantes de equipamentos eletrônicos como: computadores, celulares, televisores, rádios, etc.Esta história começou na última década, quando ninguém sabia o que fazer. Enquanto isso, quem sofreu foi o meio ambiente.Nos aterros sanitários que recebem o lixo comum, começou a surgir, aos poucos, uma nova categoria. Este lixo libera algumas substâncias, como por exemplo, mercúrio, cádmio, berílio e chumbo, prejudiciais ao meio ambiente podendo contaminar a água do subsolo, o próprio solo e a atmosfera, caso sejam queimados. E além do meio ambiente, esses minerais também podem causar danos à nossa saúde…Quer saber mais? Então, preste atenção:

Chumbo: Prejudicial ao cérebro e ao sistema nervoso. Afeta sangue, rins, sistema digestivo e reprodutor.

Ádmio: É um agente cancerígeno. Acumula-se nos rins, no fígado e nos ossos, podendo causar osteoporose, irritação nos pulmões, distúrbios neurológicos e redução imunológica.

Níquel: Causa irritação nos pulmões, bronquite crônica, reações alérgicas, ataques asmáticos e problemas no fígado e no sangue.

Mercúrio: Prejudica o fígado e causa distúrbios neurológicos, como tremores, vertigens, irritabilidade e depressão.

Zinco: Produz secura na garganta, tosse, fraqueza, dor generalizada, arrepios, febre, náusea e vômito.

Apesar do problema estar se alastrando, muitas empresas estão tentando diminuir esta situação, reutilizando algumas peças para a fabricação de novos aparelhos. Na verdade, não há uma legislação que estabeleça o destino correto para a sucata digital ou que responsabilize os fabricantes pelo seu descarte. Temos que lembrar, também, de algumas instituições e países que colaboram para essa diminuição.

Nos países desenvolvidos, há a opção de reciclar o lixo eletrônico levando seus velhos aparelhos eletrônicos a um centro de reciclagem de eletrônicos legítimo.

No Brasil foram adotadas medidas diferentes, como procurar centros de reciclagem autorizados ou instituições que trabalham com população carente e fazem um bom uso tanto do computador montado como desmontado, por exemplo.

Mas, infelizmente, não é todo mundo que faz o descarte correto. É comum vermos pessoas abandonando o lixo eletrônico em qualquer lugar na rua, o que comprova que ainda falta muita educação ao povo brasileiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *