Importância da reciclagem para o meio ambiente

A importância da reciclagem para o meio ambiente também está ligada ao desenvolvimento sustentável, que engloba, também, aspectos sociais e econômicos. Quando descartamos produtos de forma adequada, agregamos valor ao processo e ao material, já que melhoramos os índices de reaproveitamento, barateamos o custo de produção e estimulamos o crescimento da reciclagem.

O reaproveitamento ou reutilização de resíduos consiste em transformar um determinado material já beneficiado em outro.

O Brasil produz mais de 240 mil toneladas de lixo por dia, dos quais 45% é reciclável, e desse total, reciclamos somente 2 por cento do lixo urbano produzido.

Do ponto de vista econômico, a reciclagem motiva o aumento de riquezas, uma vez que as empresas usam desse processo para redução de custos no processo produtivo, à medida que contribuem para a preservação do meio ambiente. Com a fabricação de produtos reciclados, há a preservação da natureza, redução da poluição e contaminação do solo, além da economia de energia.

E as vantagens da reciclagem são muitas. As maiores, no entanto, estão diretamente ligadas à minimização da utilização de fontes naturais e da quantidade de resíduos que necessita de tratamento final, como é o caso de aterros e incineradores, contribuindo, mais uma vez, para a preservação do meio ambiente.

A sustentabilidade estimula as formas alternativas de reciclagem, além da armazenagem em local autorizado para tratamento. Ela pode ser a solução para o lixo inorgânico.

Uma forma de fazer a reciclagem doméstica é reaproveitar as garrafas de plástico, já que com elas podemos fazer decoração ou até mesmo artesanato

E já quem tem a felicidade de residir em áreas com quintal grande e bastante terra, pode também cultivar o hábito de enterrar boa parte do lixo orgânico, que irá se transformar em adubo natural.

Viu só quantas ideias, quanta informação pra  você que está querendo cuidar mais do meio ambiente?A verdade é que a grande maioria dos materiais que simplesmente descartamos no lixo podem e devem ser reciclados.

Agindo assim, todos temos a ganhar: você, eu e o nosso meio ambiente!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *