Vamos economizar energia? você ajuda seu bolso e, principalmente, o planeta!!!

Cálculos de quem participa da discussão na Agência Nacional de Energia elétrica apontam que a tarifa cobrada pela bandeira vermelha 2 na conta de luz pode sofrer reajuste de cerca de 76%

A tarifa do patamar mais alto, que atualmente é de R$ 6,24 para cada 100kwh consumidos, pode passar de R$ 11. O anúncio do novo valor , que deve ser oficializado por esses dias, reflete a disparada no custo de geração de energia no país.

Por causa da crise hídrica, que levou reservatórios das hidrelétricas ao menor nível das últimas décadas, a geração tem sido garantida pelo acionamento das termelétricas movidas a gás, carvão e óleo combustível.

O custo desta categoria é o mais alto do mercado e terá que ser repassado ao consumidor. O governo garante que não será necessário adotar nenhum tipo de racionamento de energia. Porém, o reajuste da tarifa da bandeira vermelha forçará, pelo preço, uma redução do consumo.

O consumo de energia médio das famílias brasileiras é de 165 kwh, ou seja, praticamente todos serão atingidos pelo reajuste.

Independente dessa péssima notícia, o que você tem feito no seu dia-a-dia pra economizar energia elétrica em sua casa? Diminuiu o uso da máquina de lavar, tem passado menos roupas, reduziu o tempo no banho?

Toda vez que deixa um ambiente, presta atenção pra não deixar a luz acesa?

São esses pequenos grandes detalhes que fazem toda diferença no final do mês sabia?

Outras dicas preciosas:

  1. Se ainda não o faz, passe a utilizar lâmpadas de led
  2. Preste atenção em como você está fazendo uso de sua geladeira: abra a porta menos vezes durante o dia, não guarde alimentos quentes em seu interior e nem seque roupas na grade traseira
  3. Desconecte os aparelhos das tomadas se não estiverem sendo utilizados
  4. Não durma com a tv ligada e nem utilize o celular enquanto a bateria estiver sendo carregada
  5. Aproveite a iluminação natural e abra as janelas assim que o dia amanhecer

Adotando todos esses hábitos ou pelo menos modificando alguns deles, com certeza você estará diminuindo o valor da sua conta de consumo de energia…e o que é melhor: AJUDANDO A PRESERVAR O NOSSO MEIO AMBIENTE 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *